28

September

2017

Fatores Auto-imunes de Falha de Implantação

‍Infertilidade é uma situação comum na população em geral, com uma prevalência de aproximadamente 9%. Existem muitas causas conhecidas e outras classificadas como infertilidade inexplicada.

Introdução

Infertilidade é uma situação comum na população em geral, com uma prevalência de aproximadamente 9%. Existem muitas causas conhecidas e outras classificadas como infertilidade inexplicada. Alguns casais inférteis não obtém sucesso nos tratamentos de FIV por problemas embrionários e outros por falha de implantação. Recentemente, anto-imunidade tem sido altamente relacionada na etiologia dos abortos recorrentes, falha de implantação e infertilidade.

Objetivo

Relacionar a auto-imunidade como uma das causas de falha de implantação recorrente.

Métodos

Pesquisa de estudos na base Medline, por intermédio do PubMed e up to date.

Resultados

Nos estudos relacionando a presença de auto-anticorpos com falha de implantação mostraram que os anticorpos antinúcleo e os anti tireóide são os mais relacionados com falha de implantação. Anticorpos antifosfolipideos, principalmente anticorpos anticardiolipinas também estão relacionados com falha de implantação. Em relação ao tratamento, a heparina parece ter algum efeito positivo no tratamento de auto-anticorpos.

Conclusão

A auto-imunidade é uma causa de falha de implantação, e deverá ser pesquisada, principalmente anticorpos anti-tireoide e antinúcleo.

Publicado por
Fabiana Barp Crema Bernardi

Outros artigos que podem ser do seu interesse

Dismenorreia primária associada à infertilidade.

A dismenorreia primária caracteriza-se por cólicas menstruais dolorosas que ocorrem antes ou durante a menstruação, presente nos ciclos ovulatórios e iniciando nos dois primeiros anos após menarca, podendo ser acompanhada de sintomas similares aos efeitos químicos da administração de prostaglandinas.
Jorge Moura
09
Feb
2024

Estado atual do ERA

Durante o ciclo menstrual, o estrogênio permite proliferação de células estromais e glandulares, e alongamento de artérias espiraladas. Já a progesterona, após a ovulação, leva a alterações secretoras onde o endométrio adquire o fenótipo receptivo.
Jorge Moura
09
Feb
2024

LH: Reposição de Ciclos de Fertilização In Vitro

Comparar os resultados clínicos da fertilização in vitro e transferência de embriões (FIV-ET) entre pacientes em diferentes condições que recebem suplementação de hormônio luteinizante no protocolo longo de agonista de GnRH.
Jorge Moura
09
Feb
2024